Sinusite

A sinusite é uma doença que causa muitos incômodos e dores no paciente que possuem a patologia. Essa doença é uma inflamação que acontece nas vias respiratórias, que é causada por vírus, bactérias ou até mesmo certos tipos de fungos. Esta inflamação acontece, na verdade, no seio paranasal e está diretamente ligada a alguns tipos de alergias, como a rinite e também com a inalação constante de poluentes e gases tóxicos. As sinusites podem ser do tipo: infecciosa, que vai fazer o paciente apresentar febre e secreção.

A alérgica que a pessoa tem muita dor nos ossos, coriza e muitos espirros. Existe também a sinusite traumática, que é causada por uma diferença de pressão, durante viagens e até mesmo mergulhos. Os tipos de sinusite podem ser classificados em: agudas, sub-aguda, crônica e aguda recorrente, de acordo com o tempo que duram. Os sintomas são dores de cabeça, espirros, coriza e febre. É uma doença que se não for tratada com medicação e cuidados pode se complicar e levar a morte.

Como se adquire?

Após infecção viral, inflamação de origem alérgica ou por poluentes, a mucosa da região nasal aumenta de volume e obstrui a comunicação destas cavidades com as fossas nasais. Esta obstrução acarreta o início da colonização por germes e fungos que estão presentes na região, mas não encontravam condições favoráveis ao seu crescimento.

Quais os sintomas?

 doença pode gerar sensação de “peso na face”, corrimento nasal, dores de cabeça, sensação de mau cheiro oriunda do nariz ou da boca e obstrução nasal com eventuais espirros.

Como o médico faz o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história que o paciente relata, exame físico da região e de exames radiológicos eventualmente necessários.

Como se trata?

O tratamento é feito com analgésicos, medicamentos para melhorar a permeabilidade nasal e antibióticos específicos aos germes que forem encontrados na região. Trata-se com medicamentos antifúngicos as infecções fúngicas sinusais.

Como se previne?

O cuidado com a saúde para se evitar as infecções virais e a manutenção da permeabilidade nasal durante essas viroses; o correto tratamento dos problemas alérgicos; a correção cirúrgica de eventuais desvios septais obstrutivos e/ou cornetos nasais obstrutivos podem prevenir as sinusites.

Quem vive em regiões frias ou com grandes variações climáticas ao longo dos dias ou meses, deve tomar cuidados mais intensos pela propensão maior da doença.

fonte:AbCdasaúde.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s