PARA QUE SERVE O JORNALISMO?

RESENHA

O jornalismo em sua essência tem a finalidade de informar a seu público fatos ocorridos no meio social.Porém com as mudanças ocorridas no meio tecnológico essas funções ficam cada vez mais instáveis.

O livro trata de assuntos relacionados à liberdade de imprensa,onde o autor propõe uma reflexão sobre até onde vai essa liberdade de expressão  e quem detêm  poder da comunicação.

A comunicação no mundo,tornou-se,com o passar dos tempos um sistema democrático,onde veículos de mídia são livres para expor suas insatisfações e críticas sobre o estado.

Tempos em que as pessoas tem maior liberdade de expressão utilizando meios como a televisão,para expor suas indagações .

Com o advento da internet e das novas tecnologias,o poder de compartilhamento da informação se tornou maior,como o autor diz no livro:

“Todos são um pouco jornalistas”.

Essa facilidade é atribuída a esse fenômeno tecnológico que se inseriu no cenário comunicacional colaborando para um maior acesso à informação, que é o produto da comunicação,que tem sido analisado por conta desse avanço tecnológico.

Essa facilidade de compartilhamento da informação é bom para a sociedade mas muito perigoso para o jornalismo.

Toda informação deve ser tratada com cuidados éticos antes de ser publicada.Com as novas mídias sociais os cuidados com a notícias tem sido colocado de lado, fatores como a competitividade crescem junto com essa proliferação de informações,pois os  veículos de comunicação prima pela exclusividade(furo de reportagem) ao invés de se importarem com a veracidade e credibilidade da notícia,gerando problemas  de interpretação, que deve ser observado dentro do jornalismo.

“Talvez surjam alguns analistas,a definição de jornalista tenha sido superpopularizada pela tecnologia,de forma que qualquer coisa hoje é tida como jornalismo”

O jornalista como um formador de opinião,tem papel fundamental na construção social.Quando um jornalista publica uma notícia em qualquer veículo de comunicação,simultaneamente ele propõe ao seu público uma reflexão,uma postura diante daquela informações,uma reação a ser gerada,por isso a necessidade de tratá-la e saber qual o fundamento daquela notícia,pois o jornalismo tem uma grande responsabilidade social por influenciar na ideologia das pessoas.

È por meio da imprensa que as pessoas podem expressar suas opiniões,suas críticas e indignações,ela funciona como um porta voz do povo.

Entretanto,nem toda imprensa é democrática ,a grande maioria sofre influência política que é o que custeia alguns  veículos de comunicação.

Quando o autor diz ’cada geração tem seu jornalismo’,ele quer destacar que tanto a sociedade se adapta ao jornalismo,quanto o jornalismo se adapta à sociedade,ambos são dependentes um do outro.

Já não são mais as editorias de economia e política que são destaque em grandes veículos, perdem cada vez mais espaço para o entretenimento, grandes acontecimentos internacionais, o esporte.

A cultura já não é a mesma que a de décadas atrás,então há a necessidade de se adaptar à essas mudanças para melhor informar a sociedade.

A relação da democracia com a comunicação é maior do que imaginamos,pois é por meio da comunicação que obtemos a democracia.

O cidadão informado é o cidadão inteligente,é quem contesta,é quem expõe suas opiniões,pois ele tem a informação.

O texto fala das angulações dadas por alguns veículos de comunicação.

Esse enquadramento dado á cada notícia depende da intenção e do fundamento da instituição,pois cada veículo tem seu público e suas intenções ao propagar a informação.

Uma notícia que é dada  no jornal nacional da Rede Globo não será passada da mesma maneira no jornal do SBT.Trata-se de interesses e enquadramentos diferentes, que faz com que cada uma passe a mesma notícia porém de forma diferente,é o que difere os veículos de comunicação.

“desenvolvemos um jornalismo que se justifica em nome do público mas que esse público não participa apenas como espectador”

A crítica tem fundamento,levando em consideração que os grandes meios de comunicação se voltam para a política de forma que deixam de destacar as grandes massa que são quem constrói esse contexto social ,são quem colocam grandes autoridades no poder,portanto merecem maior visibilidade.

 

Welington Isaias Santos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s