Salve Jorge x IURD: Uma colaboração ou um desserviço à sociedade brasileira?

Por Welington Isaias

Vimos há algumas semanas atrás a infeliz tentativa da Igreja Universal do Reino de Deus em “derrubar” a audiência da novela de Glória Perez, “Salve Jorge”.
A justificativa dada por Edir Macedo seria de que a trama faz apologia ao espiritismo, enaltecendo São Jorge, santo da igreja católica, mas que também é Ogum, na religião Umbanda.

Afinal, a IURD prestou uma colaboração ou um desserviço à sociedade brasileira?

A manifestação religiosa, que é garantida em nossa Constituição Federal, não se limita somente às igrejas ou templos religiosos, mas também aos veículos de comunicação, que deveriam ser “abertos” a todas as crenças. O Candomblé e a Umbanda não são isentas desse direito, pois trata- se de religiões, que apesar de seguirem linhas de raciocínio diferentes, não deixam de ser uma religião, que diga-se de passagem, é conhecida por ter uma participação muito importante na formação da cultura brasileira.

Os ataques sofridos à novela da Rede Globo, demonstra como nossa sociedade além de preconceituosa, ainda mostra sua intolerância religiosa. Enquanto algumas emissoras se atem a mostrar famosos nus dentro de uma fazenda, a trama vem retratar uma realidade que poucos de nós conhecemos, o tráfico de pessoas no Brasil.

Interesses comerciais à parte, nós brasileiros devemos analisar o que de interessante e construtivo a televisão brasileira tem a nos oferecer, no que diz respeito à educação, cultura e lazer, para constrirmos não só pensamentos baseados em pré- conceitos, mas refletir sobre o que nos é trasmitidos pelo meio de comunicação mais utilizado no mundo, a televisão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s