Países de Língua Portuguesa aprovam proposta brasileira de cooperação na área da pessoa com deficiência

logo_evento.fw_Países de Língua Portuguesa (CPLP), em assembleia realizada em Lisboa, Portugal, aprovaram proposta brasileira de projeto de cooperação para o fortalecimento da capacidade política e institucional de agentes governamentais e não governamentais para promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Esta foi uma das deliberações da XXVI reunião ordinária do bloco, que ocorreu entre os dias 4 e 6 de março, na capital portuguesa.

O projeto será executado em favor dos países de menor desenvolvimento relativo da comunidade e suas atividades implicarão na utilização de recursos no montante de aproximadamente 720 mil euros durante o biênio 2013-2014.

Presente na reunião, o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), enfatizou a prioridade que o Brasil dá às ações de cooperação internacional nas quais se compartilham boas práticas e experiências exitosas em consonância com os anseios e desafios da realidade local.

“Apoiar o fortalecimento das políticas governamentais, com foco na pessoa com deficiência, dos países de língua portuguesa e a ampliação da capacidade da sociedade civil para atuar em rede, é uma extensão natural do desafio enfrentado para a implementação da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência no Brasil”, disse Antonio José.

O Secretário Executivo da CPLP, Murade Isaac Miguigy Murargy, elogiou a iniciativa brasileira e disse que os países da comunidade serão grandemente beneficiados com a proposta.

Agenda – Durante sua permanência em Lisboa, Antonio José teve reuniões com dirigentes do Instituto Nacional para a Reabilitação de Portugal para tratar do memorando de entendimento para intercâmbio de boas práticas entre Brasil e Portugal. O documento deverá ser será em junho de 2013, na Conferência Diplomática de Marraqueche. O assessor SDH/PR, Fernando Antonio Ribeiro, também participou da agenda, em Lisboa.

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é integrada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. A CPLP foi estabelecida em julho de 1996, na I Conferência de Chefes de Estado e de Governo dos Países de Língua Portuguesa, em Lisboa.

Secretaria de Direitos Humanos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s