Grande reportagem sobre população de rua em Brasília Rua: nossa única saída

imagesCom apenas um abrigo e a população de rua estimada em cerca de 2.500 pessoas, Brasília carrega marcas do descaso e da violência contra a população em situação de rua.

O Levantamento Nacional sobre População em Situação de Rua, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), feito em abril de 2008, visitou parques, calçadas, rodovias, viadutos, bares, barcos, becos, lixões, ferro velhos, abrigos, albergues, igrejas, e instituições de apoio, para mapear os locais que esses indivíduos habitam.

Durante o estudo foram analisados 71 municípios brasileiros, onde se constatou uma quantidade de 31.922 mil pessoas em situação de rua.Segundo o estudo, pouco mais da metade dos entrevistados possuem entre 25 e 44 anos.

De acordo com pesquisa realizada pela socióloga da Universidade de Brasília, Bruna Pappaiz Gatti, a cidade de Águas Claras, localizada em Brasília, concentra a maior parte da população de rua da capital federal. Ao todo, são cerca de 789 pessoas que vivem nas ruas da cidade.

De acordo com o decreto 7.053 de 23 de dezembro de 2009 , considera-se população em situação de rua, o indivíduo que está ruas, em estado de extrema pobreza sem vínculo familiar, que se concentram em lugares públicos.

Outro problema enfrentado pela população em situação de rua na região é a violência.

De acordo com o Balanço de Violação dos Direitos Humanos- Disque 100, divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foram registradas em 2012, 489 denúncias contra a população em situação de rua em todo o Brasil. O resultado representou um aumento de 26% no número de denúncias, se comparado ao ano de 2011.

Confira na grande reportagem Rua: nossa única saída:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s