Grupo traça estratégias para proteção de crianças e adolescentes em grandes eventos

comitês

A reunião, que teve início na quarta- feira (05), promoveu uma troca de experiências para a proteção de crianças e adolescentes na Copa do Mundo.

A secretária Angelica Goulart, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, participou na tarde desta quinta- feira (05), do encerramento do Encontro Nacional da Agenda de Convergência e dos Comitês Locais para a Proteção Integral dos Direitos da Criança e do Adolescente no contexto dos megaeventos. A reunião, que teve início na quarta- feira (05), promoveu uma troca de experiências para a proteção de crianças e adolescentes na Copa do Mundo.

Para enfrentar a venda e o consumo de bebidas alcóolicas para crianças e adolescentes durante grandes eventos nacionais, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, Maria Regina Fay De Azabunja, apresentou o Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcóolicas para crianças e adolescentes. Instituído em 2011, o Fórum propõe um debate com promotores de justiça, conselheiros tutelares e profissionais da educação que compartilham ideias para combate ao alcoolismo na infância e na adolescência.

“Essa vulnerabilidade mostrou que nós precisamos dar visibilidade aos riscos que eles correm. A partir deste trabalho vamos nos apropriando dos riscos, muitas vezes irreversíveis, que esses adolescentes correm”, destacou Maria.

A representante da Fundação Itaú Social, Milena Duarte Pereira Forte, apresentou o Projeto Movimento Mundial da Educação. Fruto de uma parceria com organismos da sociedade civil e profissionais da educação, o projeto tem como finalidade expandir o processo de aprendizagem para além das salas de aulas, um dos destaques do movimento é a educação integral nas escolas públicas.

Durante o encontro os participantes promoveram um diálogo sobre o Guia de Referência, orientando os representantes cidades sede da Copa do Mundo para o Plano de ações e a Matriz de responsabilidades, que determina as atribuições de cada Comitê.

Realizado na sede da SDH/PR, o encontro reuniu representantes das cidades sedes da Copa, que juntos fizeram o relato dos trabalhos realizados nos estados, municípios e no Distrito Federal para a proteção de crianças e adolescentes durante grandes eventos nacionais.

Agenda de convergência- A agenda de Convergência é uma ação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA-PR), em parceria com outras entidades, que juntas atuarão no sentido de prever um conjunto de ações de combate à violação dos direitos da criança e do adolescente durante os grandes eventos nacionais como a Copa do mundo de 2014 e a Copa das Confederações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s